zondag 7 oktober 2007

Passeios pra os Lencois Maranhenses

Passeios: Atrativos disponíveis no Parque.
Todas as manhãs, saem carros de tração 4x4 cheios de turistas levando para conhecer as Lagoas Azul e Bonita. Opta-se por usar o transporte com capota ou sem.
Para chegar ao Parque Nacional, será preciso atravessar o rio Preguiça. O carro irá atravessar o rio ou em uma balsa primitiva, que é movida pela força humana, ou por uma movida a motor.
Após, o carro percorre uma trilha de terra, areia e riachos, verdadeira aventura, durante mais ou menos 1 hora. Chegando ao local, todos descem do carro de tração e o restante terá que ser feito a pé. Há uma duna alta para subir. No topo, a recompensa: chega-se ao céu.
A sensação é que morremos e chegamos ao paraíso. Os nomes das lagoas já dizem do que se trata: Lagoa Azul (lembra-se do filme?!) e Lagoa Bonita, de águas azuis e verdes. Para conhecer ambas, é melhor que sejam feitas duas viagens, ou seja, dois dias distintos, pois é muito cansativo fazer em um dia só.
São dunas a perder de vista, o cenário é dominado por dunas e lagoas de água doce. As grandes formações de areia alcançam até 40 m de altura e são geradas pela ação dos ventos que sopram constantemente do mar. O avanço continente adentro chega a 50 km e estende-se por cerca de 70 km de praias desertas.
Você encontrará belas imagens, ótimos cenários e uma água geladinha ao comparar com a temperatura altíssima do ambiente. Recomendamos levar muito protetor solar para que as queimaduras não estraguem o restante da viagem. Leve lanches e também uma máquina fotográfica, pois você irá querer ter aquelas imagens para sempre.
Há, também, o passeio no rio Preguiça. Aluga-se lanchas voadeiras, na cidade de Barreirinhas, para passear no rio e conhecer a praia de Caburé. Lá, há diversas pousadas e restaurantes, comidas regionais deliciosas.
Outra pedida é descer o Rio Preguiças, que margeia o Parque dos Lençóis até desembocar no Oceano Atlântico. A viagem pode ser em barco de linha, barco fretado ou em voadeiras. No trajeto, são obrigatórias as paradas para aproveitar tudo o que o lugar tem a oferecer: dunas, lagoas e paisagens de tirar o fôlego. Grandes atrações do percurso são as comunidades de Atins e Mandacaru, com destaque, nesta última, para o farol, de onde se tem uma visão inigualável do Parque.
Nunca vá ao Parque Nacional (lagoas e praia do caburé) sem um guia. Como tudo é rústico e parecido, é perigoso andar sozinho. Os guias acompanham as viagens de carro de tração e de lancha.
Ressalta-se a importância da preservação da natureza. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é protegido pelo IBAMA. O turista deve ir consciente de que não pode deixar lixo nos lençóis. A conscientização é importante, uma vez que se ninguém preservar, a beleza natural deixará de existir.
Aproveite suas férias, relaxando em um ambiente paradisíaco, preservando a natureza.
Relação de atrativos:
Caburé - Um maravilhoso refúgio onde o visitante pode tomar banho de mar e tirar o sal do corpo em água doce. Existem chalés e boa comida.
Mandacaru - Vila de pescadores onde a maior atração é um farol de 54 metros de altura, de onde se tem um belo visual do parque.
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses - 155 mil hectares de pura natureza, num roteiro que dá oportunidade de ver o pôr de sol inesquecível, conhecer a flora e fauna características da região, além de grandes vastidões de dunas, lagoas, banhos de mar. Praias - Barra do Tatu, Moitas, Morro do Boi, Ponta do Mangue e Vassouras são algumas das lindas praias em Barreirinhas. Para conhecê-las, chega-se de barco partindo-se de Barreirinhas.
Informações:- Secretaria de Turismo de Barreirinhas, Pça do Trabalhador, Tel. (98)349-1144;- Posto do Ibama em Barreirinhas, tel. (98) 349-1155 ou no Ibama (MA) tel. (98) 231-3010;

Geen opmerkingen: